PUBLICIDADE

Calor recorde em Além Paraíba: o que acontece com o corpo e quando torna-se perigoso

Só neste domingo (28), as temperaturas chegaram a casa dos 37º C, com sensação térmica de 43ºC. 
Calor em Além Paraíba, foto tirada no bairro Morro do Cipó (Arquivo: Holofote Br)

O alerta de calor extremo segue em vigor no Brasil e a onda de calor só deve perder força com a chegada de 2026, segundo previsão do Inmet e serviços de meteorologia.

Em Além Paraíba – MG o calor não tem dado trégua. Só neste domingo (28), as temperaturas chegaram a casa dos 37º C, com sensação térmica de 43ºC.

De acordo com o Boletim Meteorológico emitido pela Defesa Civil de Além Paraíba, nesta segunda-feira (29), a máxima prevista para a cidade é de 37.4ºC, sem previsão de chuva para o dia. A umidade relativa do ar ficará em 44.0%.

Entenda como a sua saúde é afetada pelas altas temperaturas e dicas para enfrentar o calorão

O corpo humano tem um limite para suportar o calor: riscos aumentam a partir de 42ºC. Em ambientes de teste, essa temperatura já representa perigo até para pessoas jovens e saudáveis.

No dia a dia, fatores como umidade, exposição ao sol, doenças crônicas e idade reduzem ainda mais a tolerância ao calor.

📱 Participe do grupo de notícias do Holofote no WhatsApp (clique aqui)

– O calor intenso pode provocar “golpe de calor”, quadro mais grave que insolação, e que pode levar à morte. Ocorre quando o corpo não consegue dissipar calor, fazendo a temperatura interna disparar.

– Os sintomas vão de confusão mental, tontura e vômitos até convulsões e coma.

– O calor extremo também pode causar desidratação, queda de pressão e alterações nos rins e no coração.

– A desidratação pode acontecer mesmo sem sede. O suor excessivo leva à perda de líquidos e eletrólitos, afetando músculos, pele, rins, sangue e coração.

– Olhos e pele sofrem com o calor. Raios solares podem queimar a superfície dos olhos e deixar a pele mais sensível, irritada e vulnerável a fungos e infecções.

Dicas para se proteger e enfrentar o calor

– Beba bastante água, mesmo sem sentir sede. A recomendação geral é de 30 ml por quilo de peso (cerca de 2 litros por dia para adultos), mas a necessidade aumenta nos dias mais quentes e varia conforme a atividade física e a umidade.

– Prefira roupas leves, de cor clara e tecidos respiráveis. Evite sair no período entre 10h e 16h e busque sempre andar à sombra.

– Use filtro solar com FPS acima de 50, boné, chapéu e óculos escuros. Reaplique o protetor ao longo do dia, principalmente se houver suor intenso.

– Faça refeições leves, com frutas, legumes e saladas. Alimente-se em intervalos menores e evite comidas pesadas.

🤳🏻 Siga o Holofote no Insta (clique aqui)

– Mantenha ambientes ventilados, abra janelas e portas e, se possível, use ventiladores ou umidificadores. Feche cortinas para bloquear o sol direto.

– Evite exercícios físicos intensos nos horários mais quentes. Se precisar se exercitar, opte pelo começo da manhã ou fim de tarde.

– Fique atento a crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas e animais de estimação. Eles são mais vulneráveis aos efeitos do calor.

– Em caso de sintomas graves, como confusão mental, desmaio ou falta de ar, procure atendimento médico imediatamente.

*Com informações do Portal Viva Bem

PUBLICIDADE
Leia Também
Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @holofote.br no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você não pode copiar conteúdo desta página